CADEIRA 20

PATRONO: Neirisan Monteiro Ribeiro

MEMBRO EFETIVO: Geziel Ramos

Biografia

 

Geziel Ramos Silva, filho de Manuel Ramos da Silva e Maria Borges da Silva, nasceu em Bacabal – MA em 20/03/1965 no bairro Juçaral. Com um ano e meio de idade, seus pais mudaram-se para Itajubá-MG, juntamente com o mesmo, onde teve sua infância e adolescência.

         Voltou para Bacabal - MA em 1983 onde ficou até o começo do ano de 1987, quando retornou novamente para Itajubá-MG. No período de 1997 a 2002 residiu em Marmelópolis - MG.

         Casou-se em 27/05/1989 com Abgail Fonseca Simões Silva, natural de Marmelópolis - MG, advindo dessa união dois filhos: Alihézer Simões Ramos Silva e Géderson Lemes Simões Ramos Silva.

Começou a fazer poesias nos primeiros anos do Ensino Fundamental quando resolveu transformar em versos uma história do encontro de dois rios: “o Sapucaí com o rio grande” que o amigo de seu pai lhe contou. Infelizmente esta se perdeu, assim como algumas outras.

         Em 1984 resolveu publicar de forma independente algumas de suas poesias. Reuniu 39 delas feitas no período de 1980 a 1984, e publicou-as em um livro intitulado: Ficções e Romantismo, sendo impresso pela Gráfica e Editora Líder em Bacabal - MA.

         Um tempo fértil de inspiração para elaboração de poemas foi o ano de 1984, só tendo outro igual, até agora, o ano de 2008.

         Na década de 90 desenvolveu algumas apostilas como: “Candidato ao Batismo”, “Antropologia – na Análise Bíblica” e “Avivamento, Poder de Deus Para Mover a Igreja”, e tradução de duas apostilas do português para o Espanhol.

         Em 1997 concluiu o Curso de Espanhol Avançado. Esteve por duas vezes no Paraguai (nos anos de 1997 e 1998), uma visita de poucos dias nas cidades de Assunção (Capital), Villeta e Guarambare.

Em 2000 ia fazer vestibular para Letras, mas findou mudando para Biologia, pois trabalhava na área de Vigilância Sanitária em Marmelópolis – MG, licenciando-se em “Ciências habilitação Biologia” em 12/2003 pelo “Universitas – Centro Universitário de Itajubá – MG”.

         Em 2002 desenvolveu a apostila “Doutrina da Igreja”.

         Concluiu o Curso Médio de Teologia no núcleo 035 de Itajubá com Diploma emitido pela EETAD de Campinas – SP no ano de 2003.

Em 2005 desenvolveu a apostila “Antropologia – na Análise Bíblica e Científica”.

Em 2007 resolveu publicar seu segundo livro de poesias, de forma independente, com o Título: “Tempo de Felicidade”, lançando-o em novembro do mesmo ano. Neste livro foram selecionadas 53 poesias feitas no período de 1984 a 2007.

Seu terceiro livro de Poemas e Poesias, também de forma independente, foi lançado em Itajubá - MG em 07/05/2009 e está sendo lançado em Bacabal - MA dia 12/08/2009 junto com sua posse na ABL.

         Individualmente, teve uma poesia – Dias das Mães – publicada no Jornal “O Centenário” da cidade de Pedralva – MG; outra – Aniversário da SRE-Itajubá – publicado no Jornal “Itajubá Notícias”; uma outra – Após às Eleições – publicado no Jornal “O Sul de Minas”, da cidade de Itajubá e região; e outra – Deixe Uma Vida Viver – publicada parcialmente no Jornal “Mensageiro da Paz” de circulação nacional.

         Em fevereiro de 2008 participou do 1° Concurso Literário Governo de Minas. Não obteve êxito em ganhar o Concurso, mas que resultou na publicação de seu 3° Livro de Poesias intitulado: “Meus Lampejos”, 1ª edição 2009.

         Em 2008 participou também do IV Prêmio Literário Valdeck de Almeida de Jesus, onde terá sua poesia publicada na página 89 da Antologia resultante.

         Participou no início de 2009 do “7° Concurso Literário Guemanisse de Contos e Poesias/2009” que encerrou em 09/03/2009 e a divulgação da 1ª fase foi em 04/2009 onde teve as suas duas poesias classificadas (Deixe Uma Vida Viver e O Amor Difere da Razão). O resultado foi em 11/05/2009, não obtendo êxito, todavia terá uma de suas poesias publicadas na Antologia resultante.

Participa também do “VIII Prêmio Literário Livraria Asabeça 2009” (com as poesias: Desabafo e Acidentes nas Estradas), cuja inscrição terminou em 30/06/2009 e o resultado da 1ª fase está previsto para este mês de agosto/2009.

         Em seus livros costuma colocar, ao final de cada poesia, o nome da cidade onde a mesma foi feita. Adotou o pseudônimo de Geziel Ramos.

 

ALGUMAS OBRAS

O COTIDIANO

 

                  Geziel Ramos

 

Sopra leve a brisa na urbe,

Surge a alva trazendo o dia.

O dia vem através do arrebol,

A massa acorda cheia de alegria.

Reveste o pensamento na mente,

As ruas enchem-se de repente.

Ocupados, desocupados percorrem,

Assunto do que é cotidiano,

Como         as águas do oceano,

Sempre estão vivas a balançarem.

 

Todos estão nos seus planos.

Formulados ou não formulados,

Formulando ou não o amanhã;

Colocando em dia os atrasados.

Ocupando um ponto na natureza.

Na política futuro de realeza.

Defendendo a economia baixa,

Sonho de um futuro melhor,

Porque a vida está cada vez pior.

Sendo todos enfiados numa caixa.

 

Transcorre o dia como sempre,

Alguma diferença implantada.

Pois sempre um é diferente do outro,

Nunca uma coisa é igualada.

Deixam suas funções para o amanhã,

Uns adormecem para até de manhã.

Quase toda urbe fica adormecida.

Multidões de sonhos correm num momento,

De olhos abertos acolhem o pensamento.

Assim correm até o dia da despedida.

 

Bacabal – MA, 1984

 

 

 

 

 

 

 

ANSEIOS

 

                  Geziel Ramos

 

A alma serena

Que busca desencantos

Que não quer sobressair

Que retrai o pranto

Que numa singeleza

Ofuscada fica

Sem nada lhe agradar.

Mergulhada em devaneios

Espera a despedida

Que não quer chegar.

Pobre iludida,

Fica a beira

Da estrada da vida

Contendo as lágrimas

Que quer sair.

 

Quando menos espera

Surge a luz ao longe

Que aumenta

A medida que responde

Aos seus anseios

De sobressair,

De galgar os ares,

Mas com um certo controle

Prevenindo por certo

Um belo porvir.

      

    Itajubá – MG, 2008