CADEIRA 08

PATRONO: Raimundo Carvalho

MEMBRO FUNDADOR: Eduardo Freitas

MEMBRO SUCESSOR:Antônio Ailton

 

    Biografia do Membro Fundador

          EDUARDO FREITAS MELO JÚNIOR, filho do comerciante Eudardo Rodrigues e da advogada Maira Elza Freitas Melo, nasceu em Bacabal no ano de 1976. Concluído o 1º e 2º graus em 1990, partiu para a capital   do

estado, onde depois de breve estágio nos bancos de cursinhos, logrou  êxito na prova vestibular do UNICEUMA, ingressando ao tão almejado Status de acadêmico de Direito, e foi lá que, em meio à leis e doutrinas, por ocasião  de uma daquelas alcunhadas "paixões arrebatadoras", se entregou,o simples  acadêmico de Direito,  à labura das brutas palavras, nascendo "As  primeiras Gotas de Orvalho" (1999).Ainda em 1999,  estarrecido  com  a vrueldade dos versos do Trovador Vinicios - "São demais os perigos da vida para os que têm paixão" -   como que por zanga, mas encantado pelas belas ludovicenses, entrega-se a uma nova jornada,   depois  da  qual   escreve  Adeus  as ilusoes. A essa altura, seus poemas já estão correndo os corredores, e do boca em boca urge o espanto; "tú és o poeta?", e logo os convites para recitais e concursos,  tendo  conseguido  um  simples terceiro lugar com o poema Medo  do livro Gotas de Orvalho, no concurso promovido pela Faculdade.  Depois  desta  primeira   emoção     os concursos e recitais se  perderam nas contas, os concursos de Poesia Falada da UFMA sempre foram a sua arena predileta (Palacete Gentil Braga).

          Por volta de 2000.começa uma nova paixão, que foi totalmente descrita em três livros: Fotonauta, O Exílio Errante e Mar de Perdição,  reunidos  no  volume  Mares de mim,  ilustrado  pela desenhista Aline Piaulino, sua prima,  também poetisa da ABL, em cuja obra o autor pôde desenvolver sua técnica muito  parca,  é bom  que  se diga,  e  extravasar  as  emoções  delirantes  do  roântico  insubordinado  às regras. Após o término desta última, Eduardo integra o grupo de Articulação e fundação da ABJ.,onde ocupa a cadeira nº 08,  cujo o patrono é o Padre Carvalho, antigo músico e poeta da cidade.  Participou  também  do  Grupo  Flor  da T erra,  um  círculo de poetas ludovicenses .Foi  colaborador da Banda Catarina Mina de São Luis, onde participou na confecção das  partituras.

          Foi  membro  de  dois  jornais  academicos,  o  Apex Júris e o J us Acadêmicos-Caej, além  de participar, sorrateiramente, de três pasquins e dos CA's e DA"s da Faculdade. Bacharel em Direito, assumiu a presidencia do Centro Espírita Assostencial e Educacional " Luz e Vida", com sede nesta cidade, até o sei falecimento em 05 de agosto de 2002.

ALGUMAS OBRAS DE EDUARDO FREITAS

                SOLUÇÃO

 

No meu caminho há pedras e buracos.

As pedras se lastimam:

                Não podem caminhar...

Os buracos, em tristeza profunda,

Delas se compadecem,

                Mas não podem ajudar...

 

Eu recolho as pedras

        deito-as nos buracos,

            Eles se completam...

 

E meu caminho se torna plano,

Sem tropeços nem barrancos.

 

                    O CASO

Se acaso o ocaso ocasionar um acaso,

No meu caso, digo que contigo  eu caso,

Se acaso o acaso ocasionar um ocaso,

No  teu caso, digo que contigo é só um caso.

Caso me case, camicase serei porpuro descaso.

Se, por  acaso, do caso cansar, descaso.

No caso da casa, quer casa quem casa;

No caso do acaso, o acaso é minha  casa.

Quem casa à sombra do ocaso, a casa é um acaso.

Quem casa é sombra do acaso, a casa é um ocaso.

 

 

Biografia do Membro Sucessor

         ANTÔNIO AILTON SANTOS SILVA nasceu em Bacabal -MA, em 29 de dezembro de 1968. É licencciado em Letras peça UFMA em Lingua Portuguesa, Francesa e respectivas literaturas. Participa de diversas antologias e   é membro dos gripos Curare e Carranca de Poesia,além da Academia Bacabalense de Letras. Tem publicado o livro As Habitações do Minotauro; Confrito e Movimento Trágico em "A travessia do Ródono" de Nauro Machado. Ambos receberam 1º lugar no "Concurso cidade de São Luis", promovido pela fundação de Cultura de São Luis - FUNC.

       Na Academia é membro sucessor de Eduardo Freitas, cadeira mº08, patroneada por Padre Carvalho.

ALGUMAS OBRAS DE ANTÔNIO AILTON

        IDADE DOS METAIS

 

Ao amanhecer por entre as ruas

o sol tropeçou em dois cadávares.

 

Sombras da noite inoxidável,

a catadora de latinhas

tem mais coisas a fazer.